O Serviço Social do Comércio nasceu, em 1946, com firmes preceitos à inclusão social. Através de inúmeras ações em educação, saúde, cultura e assistência ao longo destes mais de sessenta anos, o Sesc evidenciou tocante relevância no que concerne ao desenvolvimento do país.
O PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE – PCG, que começou a vigorar desde 2009, como concretização do Decreto nº 6.632/2008, constituiu uma nova era para o Sesc.
A gratuidade beneficiará, prioritariamente, os comerciários e seus dependentes, e estudantes da rede pública de Educação Básica, todos de baixa renda.
O critério de enquadramento na categoria baixa renda é aplicável a pessoas com renda de até 2 (dois) salários mínimos federais per capita familiar. O cálculo da renda familiar per capita pressupõe o somatório da renda bruta de cada morador do domicílio dividido pela quantidade de moradores do domicílio/grupo familiar. Sendo que, para ser elegível à Gratuidade PCG, o resultado obtido no cálculo da renda familiar não poderá ultrapassar 2 (dois) salários mínimos federais, por morador.