Um dos elementos mais importantes para desenvolver o nível de aprendizado em uma instituição de ensino é a gestão escolar. Ela é responsável por estimular o ensino de qualidade, oferecer uma visão ampla do desenvolvimento da escola e, consequentemente, impulsionar seu desenvolvimento como um todo.
Sendo assim, o gestor deve dedicar-se com empenho a áreas de atuação que vão desde a gestão pedagógica até a gestão dos resultados escolares, passando por itens como capacidade administrativa, gestão financeira e até relações pessoais entre funcionários, pais e estudantes.
Esses são alguns dos pilares que orientam a engrenagem de ensino da comunidade escolar. E tudo isso deve ser levado em consideração por quem assume o comando da escola. Garantir um aprendizado de nível excelente aos alunos, assim como gerir adequadamente os recursos à disposição da escola são tarefas do gestor. Confira outros elementos que podem garantir uma gestão escolar eficiente.
A gestão pedagógica está relacionada com a organização e planejamento do sistema educacional. É importante que o gestor esteja em contato aberto com os educadores para estabelecer o foco da aprendizagem e promover a educação como um todo, dando atenção ao currículo escolar e metodologia de ensino em vigor e sugerindo eventuais mudanças.
Cuidar da rotina de uma instituição de ensino também é tarefa de um bom gestor. A gestão administrativa refere-se tanto à parte física da escola, como o edifício, os equipamentos e materiais de ensino, quanto à parte institucional. Nesse caso, é necessário conhecer bem a legislação escolar, as atividades específicas de cada funcionário e os direitos e deveres de todos que se inserem na instituição.
Também insere-se neste pilar da gestão escolar itens como planejamento financeiro. A gestão financeira tem uma importância extrema, pois ela é crucial para o crescimento e amadurecimento da instituição. Uma gestão financeira bem feita permite que a escola consiga controlar suas contas a pagar e a receber, possa administrar seus custos fixos e, principalmente, possa controlar o número de alunos inadimplentes para tomar medidas corretivas antes que o problema se agrave.
Além da gestão pedagógica e administrativa, será necessário cuidar da parte de recursos humanos. Essa é, provavelmente, a parte mais sensível de toda a gestão escolar por lidar diretamente com o relacionamento de pessoas. Alunos, funcionários, educadores e a comunidade de pais e responsáveis deve ser uma preocupação constante no trabalho do gestor escolar.
É importante manter o bom relacionamento entre todas as partes. No que diz respeito aos funcionários, o gestor deve buscar sempre um cenário positivo no qual todos sintam-se estimulados para contribuir com o rendimento da escola como um todo. Cada vitória da instituição deve ser encarada como uma vitória de todos que se relacionam com ela. Assim como eventuais problemas e fracassos devem ser divididos por todos.
Uma gestão escolar organizada traz à escola algo de muito valor: economia de tempo. O alinhamento das etapas dos processos faz com que tarefas sejam feitas em um tempo muito mais curto, de forma bem mais eficiente. Isso traz muitos benefícios para a escola como um todo. Os funcionários passam a ter o tempo mais otimizado, o que gera mais satisfação, e os gestores passam a ter mais tempo para se preocuparem com a parte estratégica e cuidar do que realmente importa: a educação.
Todos os processos que integram a instituição de ensino podem ser melhorados a partir de uma gestão escolar eficiente: desde elementos pedagógicos até princípios administrativos presentes no dia a dia da escola. O peso de uma gestão que conheça bem a rotina da escola e saiba interagir entre as diversas áreas de forma positiva faz a diferença na visão ampla do desenvolvimento da instituição de ensino. Quando os processos internos passam a fluir melhor, a escola cresce como um todo.
É importante que o gestor tenha uma visão ampla sobre o desempenho da escola como um todo. Uma gestão escolar bem feita permite que isso ocorra de forma estruturada, pois o acompanhamento é feito de forma contínua através de indicadores que mostram como a instituição vem se comportando em determinado período. Através desse acompanhamento de resultados é possível identificar os pontos em que a escola está com deficiência, para que o problema possa ser trabalhado e corrigido. Todo esse esforço permite que a instituição tenha resultados muito mais satisfatórios ao longo do ano, interferindo na qualidade do ensino oferecido, como um todo.
A escola pode ser pensada como uma organização complexa que se organiza a partir da integração de diferentes áreas. Nesse sentido, para o desenvolvimento da unidade escolar como um todo, é preciso que o gestor promova uma integração entre os setores. O gestor deve, por exemplo, ter conhecimentos pedagógicos específicos e ao mesmo tempo ter bom relacionamento com a comunidade interna (professores, alunos e funcionários) e também atrair confiança externa de pais e eventuais investidores ou profissionais externos à instituição. Outra forma de gerir a escola é mantendo a satisfação e eficiência de todos que trabalham na instituição.
Esses são os pilares da boa gestão escolar. Uma boa gestão é capaz de impactar positivamente todos os processos presentes em uma instituição de ensino. Ter uma visão global da escola também pode ajudar o gestor a adquirir ferramentas para lidar com os desafios da gestão. Mas atenção: só um gestor organizado, motivado e alinhado com as demandas e necessidades de quem faz parte da comunidade escolar pode elevar a instituição a níveis de excelência.
Vivemos diante de diversas dificuldades que a escola apresenta na sociedade desde as políticas públicas implementadas até aos conflitos existentes internos.
É necessário considerar a escola como o espaço próprio da difusão do conhecimento sistematizado e formal. A escola é a instituição que foi criada para a socialização do saber sistematizado. Para que a escola avance nos seus objetivos primordiais que dentre eles está à aprendizagem daqueles para quem foi criada ? crianças, jovens, adultos, é necessário que exista uma boa gestão por trás deles.
Na gestão é importante a participação de todos os agentes que contribuem de forma direta ou indireta nos processos de organização da escola. O sucessor escolar dos alunos está inteiramente relacionado com a gestão da escola. Para VIEIRA (2007):
(...) o sucesso de uma gestão escolar, em última instância, só se concretiza mediante o sucesso de todos os alunos. Daí porque é preciso manter como norte a gestão para uma comunidade de aprendizes.
Sabemos que toda escola tem uma estrutura de organização interna, normalmente regida por regimentos escolares ou legislações específicas estaduais ou municipais. Nas organizações é comum a inter-relação entre várias funções e serviços. Segue abaixo como está estruturada nossa Unidade Escolar:
Ensino Fundamental Anos iniciais: 1º ao 5º ano
Ensino Fundamental Anos Finais: 6º ao 9º ano
Ensino Médio: 1ª à 3ª série