Busca promover a divulgação da Matemática elementar, estimular e motivar o maior número possível de discentes a estudarem Matemática como um complemento a outras atividades que pressupõe o raciocínio lógico matemático para sua realização.
Busca conscientizar os estudantes e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, não poluindo e criando formas de efetivar ações e atitudes de respeito.
Visa estimular e fomentar, de forma significativa, o gosto pela leitura de livros adotados e/ou locados na biblioteca escolar, incentivando a elaboração de um jogo literário através de perguntas e respostas interpretativas, soletrando e respondendo sobre o vocabulário.
Busca possibilitar aos discentes situações de aprendizagem que possam desenvolver a linguagem oral, escrita e interpretação de situações problemas estimuladas através de leitura de livros adotados e/ou locados na biblioteca e de atividades direcionadas à interpretação de obras.
Visa proporcionar aos discentes o reconhecimento da Matemática presente no dia-a-dia, promovendo o diálogo entre esta área do conhecimento e as demais áreas do saber humano de forma interdisciplinar.
Visa propiciar aos alunos uma viagem literária e cultural pela região Nordeste do país.
Oportuniza aos alunos o conhecimento sobre a diversidade existente no mundo, através de aulas interativas e recursos didáticos diferenciados.
Busca capacitar discentes dos 9ºs anos na ressignificação de suas aprendizagens por meio de monitoria a outros alunos do 9º ano, orientados por professores, permitindo também realizar com maior competência as atividades dos laboratórios no desenvolvimento de atividades/projetos e consequentemente desenvolvendo sua formação cognitiva na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Destinam-se a preparar os alunos do 9º ano para o ensino médio, avaliando o conhecimento adquirido no ensino fundamental por meio de uma prova que simula os principais concursos do país, tais como o ENEM.
Busca incentivar os alunos no que concerne os seguintes requisitos no tratamento dos problemas apresentados: a formulação matemática do problema proposto, a clareza no raciocínio lógico, a justificativa de cada passo no processo de resolução de uma questão, a organização na apresentação da resolução de uma questão, o uso correto de unidades e figuras, quando for o caso, e a inciativa de procurar soluções interessantes.
O uso de filmes como recurso didático favorece a prática de ensino das questões éticas, da consciência social, dos valores morais, atitudinais e humanos, além de possibilitar ao professor uma aproximação com seus alunos, facilitando a reflexão, compreensão e assimilação dos conteúdos estudados. O projeto torna processual o ato de repensar um ambiente escolar renovado com as novas linguagens da sociedade contemporânea.